Venda de veículos no Brasil atinge a marca de 208,7 mil em abril

Por: Eleazar Barbosa | Em:
Tags:
venda de veículos

No quesito da produção de veículos, de janeiro a abril, o índice atingiu alta de 6,7% em comparação ao mesmo período de 2024. (Foto: Divulgação)

A fabricação e o grau de exportação de veículos alcançaram patamares elevados em abril deste ano, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Além disso, outro fato importante notado foi a estabilização da quantidade de emplacamentos.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


As vendas internas em abril atingiram a marca de 208,7 mil autoveículos, alta de 6,7% sobre o mês anterior, mas com baixa de 7,1%, sobre o mesmo período em relação ao ano passado, motivado, segundo a Anfavea, no cronograma mensal, pelos dois dias úteis a menos.

Segundo a entidade, no quesito da produção de veículos, de janeiro a abril, o índice atingiu alta de 6,7% em comparação ao mesmo período de 2024. A produção nesta fase foi a maior desde 2019, o qual, em 2025, foram produzidas 228,2 mil unidades, elevação de 20,1% sobre março.

Segundo a Anfavea, os modelos chineses representam 6% dos emplacamentos no primeiro quadrimestre do ano. Neste sentido, o presidente do órgão, Igor Calvet, avalia, no aspecto geral, que o país está recebendo um fluxo de importações muito acima do nível saudável. “Isso reflete na queda de vendas de produtos nacionais, sobretudo no varejo. Marcas estrangeiras com altos estoques continuam destinando navios abarrotados para nossos portos, adiando seus planos de produção local e ainda solicitando inaceitáveis reduções de tarifas para importação de veículos desmontados, o que afronta nosso governo, nossa indústria e nossos trabalhadores”, pontua Igor.

Saiba mais:

Polo automobilístico do Ceará se prepara para fabricar primeiros veículos elétricos

Produção de veículos cresce 9,7% em 2024 com alta no consumo doméstico

Top 5: Mais lidas