A reforma tributária será o tema da primeira edição do Ilece & Trends Summit, que acontece às 18h30, no Coco Bambu do Iguatemi Bosque. (Foto: Divulgação)
A reforma tributária será o tema central da primeira edição do ILECE & Trends Summit, que acontece nesta quarta-feira (7), às 18h30, no Coco Bambu do Iguatemi Bosque. O evento é promovido pelo Instituto de Lideranças Empresariais do Ceará (ILECE) em parceria com a multiplataforma de negócios Trends e e terá como tema “Debatendo o Brasil que Produz e Paga Tributos”.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
A programação contará com palestras de Fredy Albuquerque, advogado especializado em direito tributário, e João Marcos Maia, administrador de empresas com experiência em gestão pública. O encontro reunirá empresários, gestores e especialistas para discutir os impactos da reforma no ambiente de negócios e na competitividade do setor produtivo.
Regulamentada em janeiro de 2025, a reforma tributária está em fase de implantação. Ela pode determinar quem fica e quem sai do mercado, que será diretamente impactado a partir de janeiro de 2026, quando entra em vigor no Brasil o novo regime tributário.
“Ao conceber esse evento, nossa ideia foi discutir os desafios e as oportunidades desse processo para o setor econômico e empresarial do país, especialmente do Ceará. Será uma oportunidade única para vivenciar um evento dinâmico, multissetorial, feito para quem quer obter conhecimento de alto nível e fazer networking”, destaca Roberto Araújo, presidente do ILECE.
Para Marcos André Borges, sócio-fundador da Trends e CEO da VSM Comunicação, o momento é crucial para que empresários e gestores compreendam as mudanças que vêm pela frente. “A reforma tributária impacta diretamente o ambiente de negócios, e precisamos promover espaços nos quais a informação circule de forma acessível, estratégica e conectada à realidade de quem empreende. É isso que buscamos com esse evento: reunir pessoas, ideias e experiências que gerem valor real para o mercado”, afirma.
Fredy Albuquerque
Advogado com atuação na área tributária desde 1999. Foi vice-presidente de Turma da 1ª Seção do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), no qual atuou como julgador de grandes casos tributários nacionais, até abril de 2025, assim como anteriormente no Contencioso Administrativo Tributário (CONAT/CE). Fredy é mestrando em Direito Constitucional e especialista em Direito e Processo Tributários pela Unifor, com MBA em Gestão de Tributos pela Trevisan. É membro da Academia Cearense de Letras Jurídicas (ACLJUR), do Instituto Cearense de Estudos Tributários (ICET), assim como de instituições nacionais e internacionais, como IATJ, IBDT, ABDF e IFA. Atua como professor convidado na Unifor, em cursos de pós-graduação na área tributária, assim como palestrante em eventos nacionais.
João Marcos Maia
Administrador com ampla experiência em gestão pública. Foi Secretário da Fazenda e Secretário Adjunto do Planejamento do Estado do Ceará, além de presidente da CearáPrev e Secretário de Planejamento e Gestão de Fortaleza. Atuou como conselheiro em diversas empresas públicas, como Etice, Cagece e Metrofor. Marcos é mestre em Políticas Públicas com MBA em Gestão Tributária e Gestão Estratégica, e doutorando em Desenvolvimento Regional. Também é consultor em Desenvolvimento da Gestão Pública para diversos estados e municípios, além de professor convidado da Unifor, Enap, PNUD, ESAF e BID.
9ª edição do ILECE & Trends Experience debate os rumos econômicos do Nordeste para 2025