Agrishow: evento debate tendências da tecnologia agrícola

Por: Eleazar Barbosa | Em:
Tags:,
agrishow

Dados da ABIMAQ apresentados na Agrishow mostram que a indústria nacional de máquinas e equipamentos faturou R$ 67,5 bilhões no período de janeiro a março deste ano. (Foto: Divulgação)

Na conjuntura de imergir no universo internacional de tecnologia agrícola, está acontecendo uma feira em Ribeirão Preto (SP) com enfoque no agronegócio, a Agrishow. O evento teve início no dia 28 de abril e encerra hoje (2) com uma programação que reúne 800 marcas do agronegócio.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


“Em 2025 teremos uma edição histórica, a 30ª Agrishow. A feira reflete a evolução intensa registrada pelo setor nessas três décadas. E um capítulo importante dessa caminhada foi o conhecimento que acumulamos e que permitiu o surgimento de uma indústria de máquinas e equipamentos agrícolas adaptada à realidade brasileira, que responde rápido às necessidades do produtor rural e que é referência para outros países, que percebem o Brasil como modelo de sustentabilidade no agronegócio”, menciona o presidente da Agrishow, João Marchesan.

No ano passado, o circuito recebeu mais de 195 mil pessoas, e o englobamento inclui treinamentos, palestras, debates e demonstrações nos estandes das marcas participantes. Nesta edição, proposta do panorama, o Agrishow Labs insere três hubs de inovação e diversas startups, e ainda delineia sistemáticas de solução para automação, monitoramento ambiental, análise de dados e redução de desperdício. 

“O Agrishow Labs é um espaço para quem quer ver bons exemplos de pesquisa, criatividade e empreendedorismo aplicados ao agronegócio, por meio do trabalho das startups e dos hubs de inovação, que entregam soluções eficazes e competitivas para produtores de todos os tipos e tamanhos”, enfatiza a diretora da Agrishow, Liliane Bortoluci.

Indústria de máquinas e equipamento do agronegócio

A indústria nacional de máquinas e equipamentos faturou R$ 67,5 bilhões no período que compreende de janeiro a março deste ano, estimativa que representa aumento de 15,2% no apurado em comparação ao mesmo período de 2024. Os dados foram anunciados pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), na 30ª edição da Agrishow.

Para este ano, a expectativa da entidade é encerrar 2025 com expansão de 8,2% no volume de vendas na comparação com 2024. O presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da ABIMAQ, Pedro Estevão Bastos, analisa que o impulso no crescimento do segmento se atribui à melhora do cenário climático no Brasil, “que permitiu uma boa safra, com aumento da produtividade. Por outro lado, a manutenção da taxa básica de juros em patamar elevado impõe dificuldades para o setor”, frisa.

Saiba mais:

Agro amplia empregos e representa 26% do total de ocupações no país

Cibersegurança se torna prioridade no agronegócio

Top 5: Mais lidas