A novidade, já testada nos Estados Unidos desde 2024, responde ao crescimento do uso do TikTok como buscador. (Foto: Dado Ruvic/Reuters)
O TikTok anunciou o lançamento de um novo recurso que permite que empresas e criadores brasileiros comprem palavras-chave para destacar vídeos nos resultados de busca do aplicativo. A apresentação da ferramenta Search Ads foi feita durante o Web Summit Rio 2025, na última terça-feira (29).
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
A novidade, já testada nos Estados Unidos desde 2024, responde ao crescimento do uso do TikTok como buscador. Segundo a empresa, 91% dos usuários já tomaram decisões após uma busca, e 75% das descobertas no app são resultado direto dessas pesquisas.
Gabriela Comazzetto, gerente-geral de soluções para negócios do TikTok na América Latina, afirmou que o objetivo é transformar buscas em oportunidades de descoberta para marcas e criadores.
Nos Estados Unidos, 40% dos usuários usam o TikTok como principal ferramenta de busca. Globalmente, 81% afirmam já ter descoberto novos interesses por meio da plataforma. Esse comportamento impulsiona estratégias de marketing digital baseadas em vídeo.
O Brasil aparece como mercado estratégico para a rede, com a busca global pelo país no app crescendo 80% e destaque para temas como turismo. Além disso, a hashtag #imstillhere, ligada ao filme “Ainda Estou Aqui”, teve aumento de 1.500% em publicações.
Mesmo com as discussões sobre um possível banimento do TikTok nos Estados Unidos, a operação no Brasil segue em expansão. A empresa vê o país como polo de alto engajamento e inovação dentro da comunidade global da plataforma.
A nova ferramenta TikTok Search Ads amplia o leque de soluções de marketing digital disponíveis para anunciantes no Brasil e coloca a rede social em competição direta com buscadores tradicionais e ferramentas baseadas em IA.
*Com informações do Época Negócios.
Negócios no Ceará podem acessar plataforma que potencializa investimentos
Magalu capta US$ 130 mi do Banco Mundial para investir em tecnologia