Evento da agenda climática global com investidores locais e internacionais busca mobilizar US$ 5 bilhões

Por: Eleazar Barbosa | Em:
Tags:
mudanças climáticas

Especialista afirma que o Brasil reúne ativos naturais e oportunidades de transição que o colocam na vanguarda da nova economia climática. (Foto: Envato Elements)

No englobamento relativo na busca de debater a agenda climática global com investidores locais e internacionais e mobilizar US$ 5 bilhões para a causa, será realizado em São Paulo a segunda edição do Brazil Climate Investment Week (BCIW), que ocorrerá de 5 a 7 de junho deste ano. O objetivo é evidenciar a aplicabilidade do capital privado na contribuição para os desafios que serão direcionados na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), a acontecer na cidade de Belém (PA), em novembro de 2025. Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), para a COP30, a expectativa é atrair a presença de um público de mais de 40 mil visitantes.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


A Brazil Climate Investment Week acontece em dois momentos: no primeiro, onde insere a discussão sobre o financiamento climático, com o painel da Converge Capital Conference, promovida pela Converge Capital, e na segunda etapa, o Brazil Nature-Based Solutions Investment Summit (BCIW), encabeçada pela Capital for Climate, que coloca no centro de interlocução o investimento em projetos pautados na natureza.

“Estamos diante de um momento decisivo. O Brasil reúne ativos naturais e oportunidades de transição que o colocam na vanguarda da nova economia climática. O desafio agora é transformar esse potencial em investimentos reais, capazes de gerar impacto ambiental e desenvolvimento econômico. O mercado brasileiro está pronto para liderar esse movimento”, relata a CEO da Converge Capital, Marina Cançado.  

O panorama do Nature – based Solutions Investiment Summit delimita pontuações de apresentar 25 abordagens de investimento no quesito “natureza”. Na edição do ano passado, o circuito reuniu mais de 315 participantes, incluindo 270 investidores de 110 instituições, com o apoio de 22 organizações parceiras.

Em 2025, o foco será explorar iniciativas de grande escala rumo à COP30. “O mundo está atento ao Brasil. Investidores globais estão buscando ativos com impacto, escala e governança — e as soluções baseadas na natureza oferecem exatamente isso. Mas é preciso criar pontes, mitigar riscos e mostrar que há retorno possível. O BCIW é o espaço para isso: para traduzir a urgência em estratégia e capital”, salienta o cofundador da Capital for Climate, Tony Lent.

Saiba mais:

A economia circular é o caminho para enfrentar a emergência climática?

BlackRock deixa aliança climática Nzami após pressões legais

Top 5: Mais lidas