Papa Francisco é velado no Vaticano com presença de milhares de fiéis

Por: Redação | Em:
Tags:,
papa francisco

Francisco será o primeiro papa em mais de um século a não ser sepultado no Vaticano, rompendo com a tradição dos pontífices anteriores. (Foto: Reprodução/Guglielmo Mangiapane/Reuters)

O corpo do papa Francisco foi levado à Basílica de São Pedro nesta quarta-feira (23) e ficará em velório público até sexta. O pontífice, que faleceu na última na segunda-feira (21), aos 88 anos, foi transportado escoltado por guardas suíços e acompanhado por cardeais ao som do sino fúnebre da basílica.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Milhares de fiéis ocupam a Praça de São Pedro desde as 7h30 (horário local) para prestar homenagem. Quando o caixão chegou à praça, houve aplausos do público. Os portões foram abertos ao público às 11h, e a expectativa é de que dezenas de milhares passem pelo local durante os três dias de velório.

Francisco morava na Casa de Santa Marta, onde viveu os 12 anos de seu papado. Ele optou por um caixão simples, sem o tradicional catafalco nem a férula papal, símbolos de autoridade.

A cerimônia de despedida será realizada no sábado (26), com a presença de líderes como o presidente Lula, o norte-americano Donald Trump, o ucraniano Volodimir Zelenski e o príncipe William. O evento motivou um esquema especial de segurança em Roma.

Segundo o governo italiano, são esperadas até 170 delegações estrangeiras e dezenas de milhares de pessoas. Matteo Piantedosi, ministro do Interior, confirmou a instalação de barreiras e reforço nos controles de acesso dentro e fora do Vaticano.

Francisco será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, como expressou em testamento. Ele será o primeiro papa em mais de um século a não ser sepultado no Vaticano, rompendo com a tradição dos pontífices anteriores.

Legado do primeiro papa das Américas

Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, em 1936, e foi o primeiro jesuíta e primeiro papa vindo das Américas. Seu papado foi marcado por posturas reformistas e foco na inclusão social e no diálogo inter-religioso.

A última aparição pública do papa ocorreu no domingo de Páscoa. Antes disso, enfrentou problemas de saúde, incluindo uma pneumonia bilateral que exigiu 38 dias de internação, com alta em 23 de março.

A morte de Francisco abre uma nova fase para a Igreja Católica, enquanto o Vaticano prepara o futuro sob o impacto de seu legado e das decisões que marcaram seu pontificado.

Saiba mais:

Relembre algumas frases marcantes do Papa Francisco

Morre Papa Francisco, aos 88 anos

Top 5: Mais lidas