O crescimento do setor de franquias é atribuído a fatores sazonais e ao forte desempenho dos segmentos de alimentação e serviços. (Foto: Envato Elements)
De acordo com a Pesquisa Trimestral de Desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado brasileiro de franquias registrou um crescimento nominal de 19,1% no primeiro trimestre de 2024, comparado ao mesmo período do ano anterior.
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O faturamento do setor aumentou de R$ 50,854 bilhões para R$ 60,560 bilhões. No acumulado dos últimos 12 meses, houve um crescimento de 14,3%, com o faturamento passando de R$ 218,962 bilhões para R$ 250,367 bilhões.
O crescimento do setor de franquias é atribuído a fatores sazonais e ao forte desempenho dos segmentos de alimentação e serviços. Em fevereiro, um dia adicional e a Páscoa caindo no primeiro trimestre, aumentaram a demanda por chocolates finos, beneficiando especialmente as franquias de chocolate.
O balanço revelou a abertura de 4,3% mais operações e o encerramento de 1,9%, resultando em um saldo positivo de 2,4%. A estabilidade nos repasses foi mantida, com um índice de 0,8% contra 1,0% no mesmo trimestre de 2023.
O primeiro trimestre de 2024 registrou um acréscimo de 5.733 operações de franchising, totalizando 190.144 operações. Em termos de emprego, o setor alcançou 1,658 milhão de postos, 4,9% a mais que no mesmo período do ano anterior.
Todos os segmentos registraram crescimento, com destaque para alimentação (comércio e distribuição), que cresceu 43,9%, e alimentação food service, com 26,6%. Serviços e outros negócios tiveram alta de 25,3%, seguidos por entretenimento e lazer (19,6%), casa e construção (15,8%) e saúde, beleza e bem-estar (14,7%).
*Com informações do portal Agência Brasil.
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