Ícone do site TrendsCE

Brasil é 6º em ranking mundial de geração de energia solar 

energia solar

De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), baseados em informações compiladas pela Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena), o Brasil subiu duas posições no ranking mundial e alcançou a sexta colocação entre os países com maior potencial de geração de energia solar fotovoltaica, em 2023. 


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Ao término desse ano, o país registrou uma capacidade instalada de 37,4 GW, combinando tanto usinas centralizadas quanto sistemas de geração distribuída em pequena escala, como aqueles instalados em telhados, edifícios e áreas terrestres. Até abril de 2024, essa capacidade cresceu para mais de 41 GW, dos quais 28 GW correspondem exclusivamente à geração própria.

Enquanto isso, a China se manteve na liderança do ranking em 2023, mantendo uma vantagem significativa sobre o segundo colocado, os Estados Unidos, com uma capacidade instalada mais de quatro vezes superior à deste último.

O ranking dos países líderes em energia solar é liderado pela China, com uma capacidade instalada de 609,9 GW, seguida pelos Estados Unidos, com 139,2 GW. O Japão ocupa o terceiro lugar, com 87 GW, seguido pela Alemanha, com 81,7 GW, e a Índia, com 73,1 GW. 

O Brasil está em sexto lugar, com uma capacidade de 37,4 GW até o final de 2023, enquanto a Austrália segue de perto com 33,7 GW. Espanha, Itália e Coréia do Sul completam o ranking com capacidades de 31 GW, 29,8 GW e 27 GW, respectivamente. Este ranking reflete o crescente interesse e investimento global em energia solar como uma fonte de energia sustentável e renovável.

*Com informações do portal epbr.

Saiba mais:

Nordeste: Bahia e Ceará lideram geração solar na região

Brasil chega 40 GW de capacidade instalada de energia solar

Sair da versão mobile