Logotipo Oficial Trends

CONECTANDO NEGÓCIOS A INVESTIMENTOS

Search
Close this search box.
desemprego

Embora a taxa de desemprego tenha aumentado, o número de pessoas empregadas permaneceu estável, em 100,2 milhões. (Foto: Freepik)

Taxa de desemprego do Brasil fica em 7,8% no trimestre até fevereiro

Por: Redação | Em:
Tags:, , ,

De acordo com os dados mais recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgados pelo IBGE, a taxa média de desemprego no Brasil atingiu 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro, registrando um aumento de 0,3 ponto percentual em relação ao trimestre anterior e superando os 7,6% observados em janeiro.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Embora a taxa de desemprego tenha aumentado, o número de pessoas empregadas permaneceu estável. Segundo Adriana Beringuy, coordenadora de Pesquisas Domiciliares do IBGE, o aumento da taxa de desocupação está relacionado ao retorno de parte da população à busca por emprego nos primeiros meses do ano, após uma interrupção em dezembro.

O número de desempregados, ou seja, aqueles que estavam procurando trabalho, chegou a 8,5 milhões, representando um aumento de 4,1% em relação ao trimestre anterior. Em comparação anual, houve uma redução de 7,5% no número de desempregados em relação ao mesmo trimestre de 2023. Quanto aos empregados, o número permaneceu em 100,2 milhões, de acordo com os dados do IBGE.

Dentre os empregados, estão os 37,9 milhões de trabalhadores com carteira assinada no setor privado, representando 37,9% do total. O segundo maior grupo é composto por trabalhadores por conta própria, totalizando 25,4 milhões de pessoas, ou 25,4% do total. Os empregados do setor público, incluindo militares, somam 12 milhões (12%). Os demais incluem trabalhadores domésticos e empregadores.

O rendimento médio real habitual dos trabalhadores atingiu R$ 3.110 no trimestre encerrado em fevereiro de 2024, registrando um aumento de 1,1% em relação ao trimestre anterior e de 4,3% em comparação com o ano anterior, após ajustes pela inflação.

*Com informações do portal Correio do Povo.

Saiba mais:

Boletim Focus: economistas diminuem previsão para inflação deste ano

306 mil empregos formais foram registrados no Brasil em fevereiro

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Top 5: Mais lidas