Logotipo Oficial Trends

CONECTANDO NEGÓCIOS A INVESTIMENTOS

Search
Close this search box.
índice antecedente de emprego

O aumento no mês foi impulsionado com avanços nos indicadores de Situação Atual dos Negócios e Emprego Previsto da Indústria. (Foto: Envato Elements)

Brasil tem maior alta no Índice Antecedente de Emprego desde 2022

Por: Redação | Em:
Tags:, , ,

Segundo dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) na última terça-feira (5), o Índice Antecedente de Emprego do Brasil (IAEmp) registrou aumento pelo terceiro mês consecutivo em fevereiro, atingindo o nível mais alto em cerca de um ano e meio. O levantamento, que sinaliza tendências futuras do mercado de trabalho no país, teve um acréscimo de 0,3 ponto, chegando a 78,5 pontos, o patamar mais elevado desde outubro de 2022.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


De acordo com Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE, embora o indicador ainda não tenha alcançado um nível elevado, as expectativas positivas de empresários podem estar influenciando as avaliações, em decorrência da melhora de variáveis macroeconômicas, como a redução da taxa de juros e o controle da inflação. Ele ressaltou a importância da continuidade desse cenário para o desenvolvimento do mercado de trabalho.

Os elementos que compõem o IAEmp revelam que o aumento no mês foi impulsionado principalmente por três dos sete componentes do indicador, com avanços nos indicadores de Situação Atual dos Negócios e Emprego Previsto da Indústria, além de Emprego Previsto de Serviços. Por outro lado, foram observados pontos negativos na Tendência dos Negócios da Indústria e Emprego Local Futuro do Consumidor.

Segundo dados do IBGE, a taxa de desemprego no Brasil foi de 7,6% no trimestre encerrado em janeiro, abaixo das expectativas, e houve aumento no rendimento real dos trabalhadores, indicando um mercado de trabalho aquecido.

*Com informações do portal Forbes.

Saiba mais:

Fortaleza lidera geração de empregos no Norte e Nordeste

Novas obras da Transnordestina no Ceará devem gerar 1.300 empregos diretos e 2.500 indiretos

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Top 5: Mais lidas