Logotipo Oficial Trends

CONECTANDO NEGÓCIOS A INVESTIMENTOS

Search
Close this search box.
agricultura familiar e mecanização

O programa estabelece metas visando atingir 70% de mecanização nos estabelecimentos de agricultura familiar, atualmente em 18%. (Foto: Envato Elements)

Nova Indústria Brasil disponibilizará R$ 20 bi para modernização da agricultura familiar

Por: Redação | Em:
Tags:, ,

O governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), anunciou uma nova política industrial que destina R$ 20 bilhões para a mecanização da agricultura familiar. A iniciativa faz parte da “Missão 1” do programa Nova Indústria Brasil, que busca impulsionar projetos sustentáveis para garantir a segurança alimentar, energética e nutricional. Os recursos serão direcionados à aquisição de máquinas nacionais para a agricultura familiar até 2033.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


O programa estabelece metas visando atingir 70% de mecanização nos estabelecimentos de agricultura familiar, atualmente em 18%. Além disso, prevê que 95% das máquinas e equipamentos para a agricultura familiar sejam de origem nacional, promovendo ganhos de produtividade e fortalecimento da indústria de máquinas, segundo o MDIC.

Dentro da cadeia agroindustrial, o governo prioriza áreas como a fabricação de equipamentos para agricultura de precisão e biofertilizantes. O MDIC menciona a possibilidade de financiamentos não reembolsáveis para fertilizantes e defensivos com nanotecnologia ou biotecnologia, produtos de maior valor agregado baseados em biomassa, melhoramento genético animal e vegetal, e redução da pegada de carbono na atividade agropecuária. 

Projetos de soluções biotecnológicas para nutrição e defesa de plantas, proteínas animais, e máquinas e equipamentos para agricultura familiar podem ser financiados com recursos reembolsáveis, com juros de Taxa Referencial (TR) mais 2% ao ano.

O MDIC planeja expandir o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), reajustar os valores do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), racionalizar as taxas portuárias e aprimorar o sistema de garantias. A meta governamental é aumentar a participação do setor agroindustrial no Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário de 23% para 50% até 2033.

*Com informações do portal Canal Rural.

Saiba mais:

Brasil-Arábia Saudita: parceria no agro amplia benefícios para ambas nações

Emissões de CRIs e CRAs registram elevação no fim de 2023 com projeção de alta em 2024

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Top 5: Mais lidas