Logotipo Oficial Trends

CONECTANDO NEGÓCIOS A INVESTIMENTOS

Search
Close this search box.
petróleo

Quanto à oferta global de petróleo, a AIE agora projeta um aumento de 1,5 milhão de bpd neste ano, elevando o total para 103,5 milhões. (Foto: Envato Elements)

AIE: demanda por petróleo deve seguir desacelerando em 2024

Por: Redação | Em:
Tags:, ,

O crescimento da demanda global por petróleo apresentou uma desaceleração significativa no final do ano passado e continua enfraquecendo, de acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), indicando um retorno aos níveis pré-pandemia de COVID-19. 


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Segundo o relatório divulgado hoje, a AIE prevê uma redução no crescimento da demanda para 1,2 milhão de barris por dia (bpd) em 2024, em comparação com os 2,3 milhões de bpd em 2023, resultando em uma média total de 103 milhões de bpd. Anteriormente, a previsão da AIE para este ano indicava um aumento menor na demanda, de 1,1 milhão de bpd.

No quarto trimestre de 2023, a demanda pelo petróleo cresceu a uma taxa de 1,7 milhão de bpd, uma queda substancial em relação aos 2,8 milhões de bpd do terceiro trimestre, refletindo a diminuição do turismo na China após uma expansão robusta pós-pandemia, explicou a AIE.

Ainda assim, de acordo com a agência, a China continuará sendo responsável por quase 60% do aumento na demanda este ano, impulsionada pela expansão do setor petroquímico.

Quanto à oferta global de petróleo, a AIE agora projeta um aumento de 1,5 milhão de bpd neste ano, elevando o total para 103,5 milhões de bpd. Anteriormente, a projeção indicava um aumento menor na oferta, de 1,2 milhão de bpd. A AIE também observou que o mercado parece bem abastecido de petróleo em 2024, mas ressaltou que os riscos relacionados ao fornecimento, especialmente ligados ao conflito no Oriente Médio, permanecem elevados.

*Com informações do portal InfoMoney.

Saiba mais:

PPSA arrecada mais de R$ 6 bi com venda de petróleo

Petróleo tem queda nos preços de quase 2%

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Top 5: Mais lidas