Logotipo Oficial Trends

CONECTANDO NEGÓCIOS A INVESTIMENTOS

Search
Close this search box.
inovação aberta

No entanto, aproximadamente 40% ainda carecem de um sistema efetivo para testar e validar iniciativas de inovação. (Foto: Freepik)

Inovação aberta e investimentos CVC são liderados pelo setor financeiro

Por: Redação | Em:
Tags:, ,

De acordo com uma pesquisa recente da consultoria de inovação ACE Cortex, as instituições do ramo financeiro lideram em projetos de corporate venture capital (CVC) e inovação aberta no Brasil, com 23,4% delas investindo em capital corporativo ou colaborando com startups.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Setores como Bens e Consumo (14,9%), Transporte e Logística (12,7%), Saúde (8,5%), Energia Petróleo e Gás (6,3%), Construção e Engenharia (6,3%), Indústria Química (4,2%), também se destacam. Serviços, Educação e Varejo possuem uma participação ligeiramente menor, com 2,1% cada.

A pesquisa, realizada com executivos de mais de 170 empresas brasileiras, revela que aproximadamente 40% delas adotam estratégias como CVC, inovação aberta e corporate venture building para causar disrupção em seus mercados.

O sucesso da inovação nas organizações está ligado à cultura empresarial, estratégia e liderança, sendo que mais de 70% dos entrevistados consideram a inovação uma prioridade.

Cerca de 54% das empresas possuem comitês de inovação para decidir sobre o futuro de projetos e alocação de recursos. No entanto, aproximadamente 40% ainda carecem de um sistema efetivo para testar e validar iniciativas de inovação.

A consultoria destaca a importância da tecnologia, mencionada por apenas 7% dos entrevistados como um dos principais fatores para a inovação,o que sugere uma mudança de perspectiva, indicando que as empresas estão começando a enxergar a tecnologia como meio, não como fim.

No cenário de corporate venture building, empresas da área da saúde se destacam, representando 15% das organizações que adotam essa estratégia. Setores como Financeiro e Investimentos (10%), Metais e Mineração (6%), Bens de Consumo (5%), Cosmético (5%), Seguros (5%), TI & Telecom (5%), Petróleo, Gás e Energia (5%) e Varejo (5%) também se mostram ativos, enquanto outros segmentos representam 2% ou menos do total.

*Com informações da Startups.

Saiba mais:

PMEs registram crescimento de 14,6% no início do quarto trimestre

Brasil tem dificuldades para auxiliar empresas na descarbonização

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Top 5: Mais lidas