Logotipo Oficial Trends

CONECTANDO NEGÓCIOS A INVESTIMENTOS

Search
Close this search box.
empregos em fortaleza

A capital cearense registrou o terceiro maior saldo de empregos do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. (Foto: Adobe Stock)

Fortaleza supera 12 estados em relação a geração de empregos este ano

Por: Redação | Em:
Tags:, , , ,

Em 2023, Fortaleza consolidou sua posição como o principal polo de geração de empregos no Norte e Nordeste do Brasil. Nos primeiros oito meses deste ano, a capital cearense criou um número de empregos formais superior ao de 12 estados brasileiros.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, de janeiro a agosto, Fortaleza registrou um saldo positivo de 20.918 novos empregos com carteira assinada. Esse número superou o que foi alcançado por seis estados do Nordeste e seis estados do Norte.

Fortaleza conseguiu gerar mais empregos do que estados como Alagoas, que registrou -1.965 vagas, Amapá com 4.014 vagas, Acre com 4.151, entre outros. O que destaca a capacidade de Fortaleza em criar oportunidades de trabalho proporcionalmente ao seu número de habitantes.

Comparando Fortaleza com outras capitais da região, a diferença se destaca. A cidade gerou quase o dobro de empregos em relação a Recife, que criou 10.5 mil vagas, e 50% a mais do que Salvador, com 13.5 mil vagas em 2023.

Em agosto, a capital cearense registrou o terceiro maior saldo de empregos do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. O aumento do mercado de trabalho em Fortaleza está relacionado ao crescimento econômico dos últimos anos, que elevou o PIB da cidade ao primeiro lugar na região Nordeste.

Dados de empregos a nível estadual

No âmbito estadual, o Ceará também apresentou um bom desempenho, com a criação de 37,9 mil empregos entre janeiro e agosto de 2023. O estado se destacou como o terceiro maior gerador de empregos com carteira assinada no Norte e Nordeste, ficando atrás apenas da Bahia, que criou 67 mil vagas, e do Pará, com 42 mil vagas.

*Com informações do Diário do Nordeste.

Saiba mais:

PIB do Ceará cresce 1,63% no segundo trimestre de 2023 alavancado pelo setor de serviços

Ceará pode ser protagonista em inteligência artificial no campo 

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas