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e-commerce e transformação digital

A transformação digital proporcionou avanços tecnológicos que podem revolucionar ainda mais o e-commerce, incluindo inteligência artificial. (Foto: Envato Elements)

E-commerce: transformação digital pode ajudar a reinventar o setor

Por: Redação | Em:
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O e-commerce transformou a maneira como compramos e vendemos produtos, possibilitando conexões inéditas entre empresas e consumidores. Ainda assim, ao longo do tempo, algumas limitações do modelo tradicional tornaram-se evidentes. A falta de interação física, a impossibilidade de testar produtos antes da compra e desafios na logística de entrega levantaram questionamentos ao setor.


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Além disso, a intensa concorrência levou muitas empresas a competir principalmente com base no preço, resultando em margens de lucro reduzidas. Apenas em 2022, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) registrou a abertura de 36 mil lojas virtuais no Brasil, elevando o total para 565.300 sites de comércio eletrônico no país.

Reinvenção no e-commerce

A transformação digital proporcionou avanços tecnológicos que podem revolucionar ainda mais o e-commerce, incluindo inteligência artificial, análise de dados avançada, realidade aumentada e automação

Essas inovações estão abrindo novas possibilidades, como a personalização e experiência do cliente, em que a análise de dados permite que empresas compreendam as preferências dos consumidores e ofereçam recomendações relevantes para o cliente, não apenas de produtos. Outro ponto é a realidade aumentada e virtual que permite aos consumidores experimentarem produtos virtualmente antes da compra, especialmente importante para produtos como roupas e móveis.

Além disso, a Logística e entrega também podem ser aprimoradas pelo uso de Drones, veículos autônomos e soluções de última milha estão sendo explorados para agilizar as entregas. Modelos de assinatura e entregas programadas também oferecem maior conveniência. 

A integração com redes sociais e influenciadores se consolidou nesse novo contexto. As redes se tornaram canais importantes para o comércio eletrônico, com empresas fazendo parcerias com influenciadores para promover produtos.

O futuro do e-commerce é promissor e exige adaptação constante às tendências emergentes e inovações para continuar atendendo às necessidades dos consumidores modernos. Almejando a criação de valor único para os consumidores, além de abraçar a tecnologia e se manter relevante em um mercado em constante evolução.

*Com informações da Época Negócios.

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