Logotipo Oficial Trends

CONECTANDO NEGÓCIOS A INVESTIMENTOS

Search
Close this search box.
brasil recorde agrícola

O Brasil continua a fazer avanços no campo da produção agrícola, registrando aumentos consecutivos tanto na produção quanto na produtividade. (Foto: Envato Elements)

Brasil ultrapassa 2 bi de toneladas nas últimas 10 safras

Por: Redação | Em:
Tags:, ,

Nos últimos 10 anos, a produção agrícola do Brasil atingiu um marco histórico, alcançando um total de 2,415 bilhões de toneladas de grãos, de acordo com o Observatório Agrícola associado à Conab. O resultado representa um aumento de 1 bilhão de toneladas em comparação com a década anterior, e não foi consequência apenas da expansão das áreas de cultivo, mas principalmente à adoção de tecnologias avançadas e uma gestão mais eficiente.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Os agricultores brasileiros demonstraram um esforço em otimizar o uso da terra. Mesmo com o aumento da produção, a expansão das áreas cultivadas não acompanhou o mesmo ritmo, indicando um grande aumento na produtividade por hectare.

Em razão da utilização de tecnologias avançadas e uma gestão mais precisa, a produtividade na safra 2022/2023 atingiu a marca de 4.111 quilos de grãos por hectare. Comparativamente, na safra 2013/2014, a produtividade era de 3.433 quilos por hectare. Esse avanço representa um aumento de quase 20% na eficiência de uso da terra.

Impacto da evolução no campo

Se a produtividade tivesse se mantido no mesmo nível da safra 2013/2014, seriam necessários 94,01 milhões de hectares para plantar a safra 2022/2023. No entanto, a área utilizada foi de 78,5 milhões de hectares, economizando assim 15,5 milhões de hectares de terra.

O próximo relatório de safra, que inaugura o ciclo 2023/2024, será divulgado no início de outubro. Ainda que não existam estimativas imediatas de um novo recorde devido a custos e à queda nos preços das commodities, a história recente aponta para um crescimento contínuo na produção e produtividade. Nos últimos dez anos, apenas em três ciclos os produtores não superaram a safra anterior.

O Brasil continua a fazer avanços no campo da produção agrícola, registrando aumentos consecutivos tanto na produção quanto na produtividade. O país tropicalizou cultivos, especialmente a soja, nas décadas de 1970 e 1980, expandindo para o Cerrado e consolidando assim sua posição como um dos principais atores globais na agricultura.

*Com informações da Economic News Brasil

Saiba mais:

Plano Safra 2023/2024 deve fomentar e fortalecer as atividades agrícolas no Brasil

Exportações: agro alcançam US$ 15,63 bi em agosto

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas