Logotipo Oficial Trends

CONECTANDO NEGÓCIOS A INVESTIMENTOS

Search
Close this search box.
china melhora economia

O Banco Central da China também anunciou uma nova medida: a redução da taxa de recompra de 14 dias, que caiu de 2,15% para 1,95%. (Foto: Envato Elements)

China apresenta melhora na economia e impulsiona commodities

Por: Redação | Em:
Tags:, , ,

Na China, informações divulgadas, na última quinta-feira (14), indicam que as medidas de estímulo econômico implementadas pelo governo nos últimos meses estão começando a mostrar resultados. Em agosto, a produção industrial do país cresceu 4,5% em comparação com o ano anterior, superando as expectativas do mercado, que previam um aumento de 4,1%.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


As vendas no varejo também foram surpreendentes, registrando um salto de 4,6% no mesmo período, acima das previsões de 3,5% e dos 2,5% de aumento observados em julho. A taxa de desemprego permaneceu praticamente estável em 5,2%. Esses números são significativos, pois marcam uma reviravolta em relação aos resultados negativos anteriores e indicam que a economia chinesa, que estava enfrentando desafios nos últimos meses, está se recuperando, graças às medidas de estímulo do governo.

Além disso, o Banco Central da China também anunciou uma nova medida: a redução da taxa de recompra de 14 dias, que caiu de 2,15% para 1,95%. Isso visa incentivar ainda mais o consumo e injetar liquidez na economia que estava sofrendo.

Essa combinação de sinais de recuperação econômica e novos estímulos levou os preços das commodities a subirem. O petróleo tipo Brent atingiu mais de US$ 94 por barril, o maior valor em dez meses. É a terceira semana consecutiva de alta para o preço do petróleo. O minério de ferro também teve um forte aumento na bolsa de Dalian, subindo 2,33% para US$ 121,05. Ambas as commodities já estavam em alta devido ao foco na demanda chinesa.

Ainda preocupa a China

Para o índice Ibovespa, a notícia foi positiva. O índice está buscando alcançar os 120 mil pontos novamente e tem contado com o apoio principalmente das empresas mineradoras e siderúrgicas, com destaque para a Vale, além da Petrobras, nos últimos dias. 

No entanto, o mercado imobiliário, que representa uma parte significativa da economia chinesa, continuou sob pressão. Dados recentes mostram que os preços das novas casas caíram novamente, -0,29% em relação a julho e -0,55% na comparação anual, pelo terceiro mês consecutivo. Além disso, as vendas de moradias diminuíram 1,5% na comparação entre janeiro e agosto.

*Com informações da VoceSA.

Saiba mais:

Exportação: ministro da Agricultura anuncia avanços comerciais com a China

Petrobras se reaproxima da China com acordos fechados este mês

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas