Logotipo Oficial Trends

CONECTANDO NEGÓCIOS A INVESTIMENTOS

Search
Close this search box.
Livros didáticos

A queda nos números pode ser explicada por alguns fatores: quantidade abaixo do esperado nas reposições. (Foto: Envato Elements)

Livros didáticos estão em queda no Brasil; entenda os fatores  

Por: Redação | Em:
Tags:, ,

A Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro de 2022 aponta que houve queda tanto no faturamento (-10%)  como na quantidade (-32%) de  livros didáticos vendidos para o governo.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


Já para o mercado, as vendas de exemplares caíram em 24%. No total, entre vendas ao mercado e ao governo, o subsetor apresentou queda real de 15% no faturamento entre 2021 e 2022. O diretor editorial da Editora do Brasil, Felipe Poletti, identificou outra questão nos números da Pesquisa. 

“Esses dados refletem um comportamento que vem ocorrendo há alguns anos, mas que se intensificou especialmente após a pandemia. Os livros didáticos estão perdendo espaço para os sistemas de ensino no mercado – a queda de faturamento e exemplares vendidos demonstram esse comportamento.”

Felipe Poletti, diretor editorial da Editora do Brasil

Ele também elencou as vendas para o PNLD em 2022: reposições do PNLD 2020 (Ensino Fundamental Anos Finais), PNLD 2021 (Ensino Médio), PNLD 2022 (Educação Infantil), além do programa do ano, o PNLD 2023 (Ensino Fundamental Anos Iniciais). 

“A queda nos números pode ser explicada por alguns fatores: quantidade abaixo do esperado nas reposições, especialmente do PNLD 2020; não houve venda do PNLD literário 2021 e 2022, apenas a reposição de 2020. Mas o grande impacto está no PNLD 2023, Objeto 2 (Livros e Manuais de práticas e acompanhamento da aprendizagem). Havia a expectativa de que esse programa fosse adquirido em 2022, o que acabou não acontecendo”, explica Poletti. 

Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a escolha do programa se dará agora em junho. Via assessoria de imprensa, o órgão do Ministério da Educação ressaltou o compromisso com o calendário. 

“As aquisições realizadas pelo FNDE seguem estritamente os cronogramas dos editais já publicados nos anos anteriores. Assim, as compras para atender 2022 englobaram aquisições integrais para a Educação Infantil e para os anos iniciais do Ensino Fundamental, reposições parciais para atender aos anos finais e ao Ensino Médio. Todas as compras têm como base oficial o número de alunos presente no Censo Escolar do INEP”, informou o FNDE, em nota. 

O Ministério afirmou ainda que não houve contenção que tenha limitado o atendimento do Programa, e que o orçamento de 2023 do PNLD “inclui todos os objetos previstos nos editais para aquisição neste ano”.

*Com informações do Abrelivros.

Saiba mais: 

Livrarias virtuais se consolidam como maior participação no faturamento das editoras em 2022

Senac abre inscrições para cursos direcionados ao mercado editorial

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas