Logotipo Oficial Trends

CONECTANDO NEGÓCIOS A INVESTIMENTOS

Search
Close this search box.

Economia criativa teve um crescimento de 78%

Estudo diz que economia criativa cresceu acima do PIB

Por: Bergson Araujo | Em:
Tags:,

De acordo com estudo feito pelo Observatório Itaú Cultural, de 2012 a 2020, o PIB do segmento teve um crescimento de 78%, enquanto a economia total do país avançou 55%. O levantamento mensura a riqueza gerada pela economia da cultura e das indústrias criativas (ECIC) do Brasil.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


O estudo foi elaborado por um grupo de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, e coordenado por Leandro Valiati, professor pesquisador da University of Manchester, no Reino Unido, e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Os dados obtidos mostram que o setor conta com cerca de 7% do total da força de trabalho do Brasil – quase 7,5 milhões de empregos formais e informais. A remuneração média desses trabalhadores é 49% superior a média brasileira (R$ 2.808).

Foi considerado como indústrias criativas no estudo os segmentos de moda, atividades artesanais, indústria editorial, cinema, rádio e TV, música, desenvolvimento de software e jogos digitais, serviços de tecnologia da informação dedicados ao campo criativo, arquitetura, publicidade e serviços empresariais, design, artes cênicas, artes visuais, museus e patrimônio.

Segundo a Unesco, esse tipo de economia tornou-se essencial para o crescimento econômico inclusivo, fornecendo trabalho para mais pessoas com idades entre 15 e 29 anos do que qualquer outro setor.

*Com informações da Folha Vótória.

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Top 5: Mais lidas