Logotipo Oficial Trends

CONECTANDO NEGÓCIOS A INVESTIMENTOS

Search
Close this search box.
loteamentos fechados

Muitas pessoas procuram por loteamentos fechados para obter uma segunda moradia ou mesmo investir em algo com alta rentabilidade a médio e longo prazo. (Foto: Envato Elements)

Loteamentos fechados em alta na Região Metropolitana de Fortaleza

Por: Carmen Pompeu | Em:
Tags:,

Morar perto da natureza, em uma casa com jardim e bastante espaço para as crianças se desenvolverem de forma livre e com segurança. Isso tudo sem abrir mão da comodidade de estar próximo aos centros urbanos. Esta tem sido a principal motivação de muitas famílias que procuram por loteamentos fechados.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


O novo estilo de viver vem crescendo nos entornos das grandes cidades brasileiras. No Ceará, já é tendência em regiões como Pacatuba, Caucaia e Eusébio, que fazem parte da Região Metropolitana de Fortaleza.

Os loteamentos fechados são como condomínios: possuem controle de acesso de moradores e visitantes, e uma área comum de lazer e convivência. Mas se diferenciam destes por darem maior liberdade aos novos moradores para construírem seus próprios imóveis do jeitinho que sempre sonharam. Mas, claro, respeitando o que se convencionou no regimento interno, como as áreas de recuos laterais e frontais.

Outra diferença é que os loteamentos, em geral, são grandes áreas urbanizadas em meio a matas, lagos e praças de convívio, com monitoramento por câmeras e rondas frequentes da equipe de vigilantes. O que proporciona um misto de segurança em meio à natureza.

O momento positivo do mercado de loteamento é comemorado pelas incorporadoras do segmento. Em menos de dois meses, a BSPAR, por exemplo, vendeu 400 lotes dos 861 que disponibilizou no recém-lançado BS Parc Pacatuba, localizado no Km 12 da CE-060.

De acordo com Renata Santos, superintendente comercial da empresa, para tornar o empreendimento ainda mais atrativo, foram trabalhados diferenciais, como, por exemplo, lotes com diferentes tamanhos e áreas de lazer descentralizadas.

“A maioria dos loteamentos fechados tem uma área de lazer, chamada Club House, localizada na entrada. Temos o Club House, mas também dispomos de ilhas de espaço de diversão e lazer espalhados por todo o empreendimento. Isso faz com que todos os lotes sejam valorizados, e não só aqueles que estão próximos à entrada”.

Outro diferencial é o acesso independente para visitantes e outro interno para os moradores, possibilitando a realização de eventos com maior segurança aos proprietários.

A executiva do BSPAR explica que o comprador recebe o loteamento com toda infraestrutura, desde o arruamento, muro e sistema de segurança de controle de entrada, áreas de lazer equipadas e decoradas, até o projeto paisagístico. “O cliente chega só para construir a casa dele. O restante a gente entrega”, garante.

Segunda moradia

Além do sonho de morar com mais espaço, são outras motivações das pessoas que procuram por loteamentos fechados obter uma segunda moradia ou mesmo investir em algo com alta rentabilidade a médio e longo prazo.

Existem aqueles compradores que já possuem um apartamento localizado no centro urbano e que buscam uma outra moradia com mais conforto e tranquilidade, ou seja, mais qualidade de vida. “O BS Parc Pacatuba fica bem próximo a Maracanaú, perto de vários colégios, supermercados, faculdades. Você tem o entorno urbano, mas está ligado à natureza, no pé da Serra da Pacatuba, com toda a tranquilidade e qualidade de vida de morar em uma casa de um loteamento fechado”, pontua Renata Santos.

E também tem aquelas pessoas que compram um lote como forma de investimento seguro, em meio à instabilidade econômica. É a velha máxima do “quem compra terra não erra”. Isso porque o retorno do investimento em terra costuma ser mais linear.

Loteamento fechado no Eusébio

O sucesso em Pacatuba foi tanto que a empresa já está com outro lançamento agendado. Desta vez, no Eusébio: o BS Gran Park. Em um terreno com 150 mil m² de área, serão comercializados apenas 188 lotes com 450 m2 cada. “Trata-se de um loteamento superexclusivo direcionado à classe média-alta”, diz Renata Santos.

É uma localização de acesso fluido, sem o estresse do trânsito das grandes cidades. “Você não entra no meio de centros urbanos. Tem a CE-010, e o loteamento fica a 600 metros da Fiocruz”, destaca a executiva.

Saiba mais:

Resiliência e oportunidades na Construção Civil

Juros baixos, crédito e imóveis de segunda residência aquecem mercado imobiliário

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas