Ícone do site TrendsCE

TJCE promove o primeiro simpósio sobre Inteligência Artificial

Human hand and robot hand with binary number code and light on blue screen background, artificial intelligence, AI, in futuristic digital technology concept, 3d illustration

Evento realizado pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) vai acontecer nos dias 23 e 24 de junho, reunindo especialistas em Inteligência Artificial e tribunais do Brasil. A abertura do simpósio será feita pelo TJCE, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), discutindo sobre potencialidades e desafios da Inteligência Artificial na Justiça.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


Especialistas e profissionais dos tribunais do país vão apresentar o Programa de Modernização do Judiciário cearense (PROMOJUD), cujos principais eixos são: transformação digital no aperfeiçoamento dos serviços ao cidadão e fortalecimento da governança e da gestão.

A exposição será seguida da palestra “Inteligência Artificial, Tecnologia e Liderança”, presidida pela vice-presidente de Negócios para instituições públicas da Positivo Tecnologia, Marielva Andrade Silva Dias e o juiz federal Rafael Leite Paulo, auxiliar da presidência do CNJ.

Haverá a apresentação de diversas ferramentas utilizadas pelo sistema de Justiça, como o CNJ, com a SINAPSES, uma plataforma de desenvolvimento e treinamentos de Inteligência Artificial (IA); o Superior Tribunal de Justiça (STJ), com a ATHOS – Precedentes; e o TJGO, com a BERNA.

Serão debatidas também as funções do LARRY, do TJPR; AMON, do TJDFT; e do SIGMA, que utiliza o SINARA, elaborado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3). Por sua vez, o TRF4 vai apresentar o agrupamento de apelações por similaridades e sugestão de modelos de minutas.

O evento ainda contará com um painel do BID e do Ministério da Justiça da Espanha, de maneira remota; e os Tribunais de Rondônia e Santa Catarina apresentarão o “Classificador – Demandas de massa e Sumarizador” e o “Classificador – Petições em execuções fiscais”, respectivamente.

O encerramento fica por conta da palestra “IA e Sistemas de Justiça”, proferida pelo juiz federal Erik Navarro Wolkart e pelo doutor Vasco Furtado.

O Simpósio tem vagas limitadas e é destinado para servidores e magistrados que integram os projetos do PROMOJUD e profissionais de outros tribunais que atuam na área da inteligência artificial.

O evento também visa compreender em que ponto está a transformação digital da nossa sociedade e das instituições públicas e privadas, além dos dilemas éticos, os desafios às lideranças, negociais e técnicas, bem como os rumos a serem adotados.

Sair da versão mobile