O Vale do Jaguaribe é uma das três macrorregiões cearenses com maior PIB per capita, alcançando o valor de 14 milhões em 2019, segundo dados do Ipece. (Foto: Divulgação)

Encontro do Move Ceará mobiliza setores econômicos no Vale do Jaguaribe

Por: Ivig Freitas | Em:
Tags:, ,

As potencialidades e vocações econômicas do Vale do Jaguaribe irão compor o diálogo do próximo encontro regional do projeto Move Ceará, que será realizado na próxima terça, dia 10 de maio, a partir das 10 horas, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Limoeiro do Norte. O evento reunirá os principais representantes e agentes estratégicos dos setores de Agronegócio e Agricultura Familiar, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e Metalmecânica da macrorregião, formada por 15 municípios


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


Alto Santo, Ererê, Iracema, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Pereiro, Potiretama, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte são os municípios que compõem o Vale do Jaguaribe. Trata-se de uma fértil região cortada pelo Rio Jaguaribe, o maior e mais importante rio cearense, que fornece água para os cultivos que são realizados em seu leito. O Vale do Jaguaribe é uma das três macrorregiões cearenses com maior PIB per capita, alcançando o valor de 14 milhões em 2019, segundo dados do Ipece.

A potencialidade agrícola da região se evidencia por meio da participação da atividade na economia de seus municípios. Limoeiro do Norte, por exemplo, registrou a participação de 3,4% sobre o valor total da agropecuária cearense e ocupa o terceiro lugar do ranking, atrás apenas de Beberibe, no Litoral Leste, e Tianguá, na Serra da Ibiapaba.

O Vale do Jaguaribe participou com 11,58% em 2019 do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) da agropecuária do Ceará, de acordo com levantamento feito pelo IBGE em 2019. A macrorregião destaca-se na produção de frutas e por ser a principal bacia leiteira do Ceará. A macrorregião participou, em 2019, com 3,51% no PIB estadual.

Vista da cidade de Jaguaruana. (Foto: Apeoc)

Entre as especializações e vocações econômicas do Vale do Jaguaribe, destacam-se a Fruticultura, a produção de Leite e derivados, a Metalurgia, a Cerâmica Vermelha, Aquicultura e Pesca e Turismo. A potencialidade de crescimento nesses setores por parte de cada um dos 15 municípios que compõem a macrorregião será tema do próximo encontro do Move Ceará em Limoeiro do Norte, que reunirá também representações do setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para debater as oportunidades de crescimento da região.

Fruto da parceria entre a Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, e a plataforma de negócios TrendsCE, o Move CE revisitou importantes planos de desenvolvimento econômico em execução no Ceará. A partir do diagnóstico já realizado pelos estudos, o projeto se dedica à priorização de ações de curto prazo por meio da escuta ativa dos principais agentes estratégicos e atores do Estado a partir da realização de 14 encontros regionais, um em cada macrorregião cearense.

Nesta etapa do projeto, a TrendsCE, a Assembleia Legislativa, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, parceiros e entidades do setor produtivo realizam reuniões para traçar planos e metas capazes de promover resultados de impacto na economia cearense a partir da identificação dos setores prioritários de cada macrorregião.

Reta final do Move Ceará

Na próxima terça, 17, o Move Ceará encerra o percurso pelas macrorregiões cearenses com encontro a ser realizado pelo Centro Sul do Estado. Todo o levantamento estratégico das macrorregiões do Ceará está disponível na plataforma do MoveCE (www.movece.com.br), que agrupa o acervo completo de notícias e materiais acerca dos trabalhos em desenvolvimento no Estado.

Encontro Move Ceará – Macrorregião Vale do Jaguaribe

Data: 10/05/22 (terça-feira)

Horário: 10h: Agronegócio e Agricultura Familiar/ 14h: Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e Metalmecânica.

Onde: Auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Limoeiro do Norte. Rua Cândido Olímpio Gonçalves de Freitas, 1689 – Limoeiro do Norte (CE)

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Top 5: Mais lidas

Cadastre-se em nossa newsletter