Ícone do site TrendsCE

Reajuste na energia do Ceará reforça vantagens da produção fotovoltaica

Man worker in the firld by the solar panels

Os cearenses foram surpreendidos com uma péssima notícia nesta terça-feira (19), quando a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste tarifário anual de 24,18% a 25,12% da Enel Ceará, atingindo o orçamento de milhões de consumidores autônomos e empresários, que veem a inflação atingir novo patamar nas próximas semanas.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


O reajuste reascende uma antiga discussão e reforça uma vocação cearense para energias alternativas, como é o caso da geração de energia fotovoltaica. Algumas empresas já buscam a geração solar como opção e, inclusive, utilizam como vantagem comercial, como é o caso da MRV, maior construtora e incorporadora da América Latina, que tem instalado placas do tipo em vários de seus empreendimentos, inclusive nos populares.

Desde 2017, a construtora inclui, em seus lançamentos imobiliários, painéis fotovoltaicos para a produção e energia. A expectativa da empresa é de que, em breve, todas as unidades habitacionais sejam lançadas com a tecnologia. A companhia já possui quase três mil unidades habitacionais entregues com sistema de energia renovável pelo País, gerando mais de 1.700.000 KWh.

A empresa destaca a economia e o impacto na vida de milhares de pessoas. “O valor agregado do imóvel com energia solar aumenta e cria um diferencial de mercado. Esse viés sustentável, com o uso da fonte limpa e inesgotável, é uma enorme vantagem, além de gerar mais economia para o morador”, detalha André Lemke Lorenzoni, gestor de vendas da MRV.

Por ter uma instalação prática e ser aplicável facilmente em residências e empresas, a utilização das placas fotovoltaicas também é apoiada pelo presidente licenciado do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE), o engenheiro civil Emanuel Maia Mota.

“É fundamental incentivar o cidadão a produzir sua própria energia com a geração fotovoltaica. É uma alternativa barata que, com uma ligeira desoneração na carga tributária, auxiliaria na redução da conta e ainda poderia gerar renda para o consumidor, com a venda do excedente para a rede”, destaca.

Mercado e incentivo

A vocação cearense para a energia solar foi reconhecida nesta semana com um grande anúncio: a FazSol, joint venture da japonesa Shizen Energy com a brasileira Espaço Y, e Órigo Energia vão construir 11 fazendas do tipo no Estado. As usinas serão instaladas nos municípios de Mombaça, Independência e Pedra Branca. A previsão é que os projetos sejam concluídos ainda em 2022. Ao todo, serão investidos R$ 150 milhões na iniciativa.

Em março, na Capital, o Programa Fortaleza Solar foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). A proposta do vereador Júlio Brizzi estabelece incentivos ao desenvolvimento tecnológico, ao uso e a instalação de sistemas de conversão e aproveitamento de energia solar no Município.

Sair da versão mobile