Logotipo Oficial Trends

CONECTANDO NEGÓCIOS A INVESTIMENTOS

Search
Close this search box.

O evento reunirá os principais representantes e agentes estratégicos do setor produtivo das duas macrorregiões cearenses. (Foto: Jederson Jota/IFCE)

Move Ceará se prepara para encontrar o setor produtivo do Sertão de Crateús e do Sertão dos Inhamuns

Por: Ivig Freitas | Em:
Tags:

As potencialidades e vocações econômicas do Sertão de Crateús e do Sertão dos Inhamuns irão compor o diálogo do encontro regional do projeto Move Ceará, que será realizado no dia 19 e 20 de abril, em dois municípios: na terça, 19, em Crateús, e na quarta, 20, em Tauá. O evento reunirá os principais representantes e agentes estratégicos do setor produtivo das duas macrorregiões cearenses.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


Em Crateús, o Move Ceará encontra os setores de Agronegócio e Agricultura Familiar, Comércio, Educação e Construção Civil. Com uma área de mais 20 mil km quadrados, a macrorregião do Sertão de Crateús é composta por 13 municípios: Ararendá, Catunda, Crateús, Hidrolândia, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Poranga, Santa Quitéria e Tamboril. O encontro inicia às 10h, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) do município.

A agropecuária e a agricultura familiar constituem a maior fonte de renda da macrorregião, com destaque para as produções de sequeiro, irrigada, fruticultura e criação animal. Em 2020, o Sertão de Crateús alcançou a marca de 54 mil hectares de área colhida de feijão em grão, o que equivale a 14% de tudo o que foi colhido da leguminosa no estado no decorrer do referido ano. De acordo com dados do IBGE, a macrorregião registrou a participação de 1,84% no PIB estadual.

Em Tauá, no Sertão dos Inhamuns, o encontro será com os setores de Agronegócio e Agricultura Familiar, Energias Renováveis, Construção Civil e Comércio. A Região é referência na criação-produção de Ovinos e Caprinos, especialmente o município de Tauá, que também é referência na produção de mel (apicultura). A macrorregião participou com 0,77% do PIB estadual em 2019. A partir das 10h, o Move Ceará realiza encontro com setor produtivo da macrorregião no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) do município.

Fruto da parceria entre a Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, e a plataforma de negócios TrendsCE, o Move CE se dedica à priorização de ações de curto prazo, por meio da escuta ativa dos principais agentes estratégicos e atores do setor produtivo do Estado, a partir da realização de 14 encontros regionais, um em cada macrorregião cearense. 

Nesta etapa do projeto, a TrendsCE, a Assembleia Legislativa, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, parceiros e entidades do setor produtivo realizam reuniões para traçar planos e metas capazes de promover resultados de impacto na economia cearense a partir da identificação dos setores prioritários de cada macrorregião percorrida.

Foto: Acervo Ceará Cultural

Calendário

Nas próximas semanas, o Move Ceará percorrerá outras quatro macrorregiões cearenses. Iguatu (centro-sul), Itapipoca (Litoral Oeste/Vale do Curu), Tianguá (Serra da Ibiapaba), e Limoeiro do Norte (Vale do Jaguaribe) estão no cronograma de visitação estratégica. Todo o levantamento estratégico das macrorregiões do Ceará estará disponível na plataforma Move Ceará, que agrupa o acervo completo de notícias e materiais acerca dos trabalhos em desenvolvimento no Estado.

Serviço      

Encontro Move Ceará – Macrorregião do Sertão de Crateús

Data: 19 de abril de 2022

Horário: 10h – Agronegócio e Agricultura Familiar/ 14h – Educação e Construção Civil

Onde: Auditório da CDL. Rua Almirante Tamandaré, n° 753, bairro São José, Crateús

Informações: coord.move@trendsce.com.br

Encontro Move Ceará – Macrorregião do Sertão dos Inhamuns

Data: 20 de abril de 2022

Horário: 10h – Agronegócio e Agricultura Familiar/ 14h – Energias Renováveis, Construção Civil e Comércio

Onde: Auditório da CDL. Rua Coronel Lourenço Feitosa, n° 232, bairro Centro, Tauá.

Informações: coord.move@trendsce.com.br

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas