Logotipo Oficial Trends

CONECTANDO NEGÓCIOS A INVESTIMENTOS

Search
Close this search box.

O Maciço de Baturité, formado por 13 municípios, ocupa uma área de aproximadamente 2,49% do Estado. (Foto: Edilmo Gurgel/Ematerce)

Move Ceará sobe a serra para dialogar com atores estratégicos da economia do Maciço de Baturité

Por: Ivig Freitas | Em:
Tags:

Baturité, município do Maciço de Baturité, irá receber a próxima parada do Move Ceará em sua rota pelo Estado. O projeto da Assembleia Legislativa do Ceará e da plataforma de negócios TrendsCE chega à macrorregião, formada por treze municípios, para debater ações prioritárias para o desenvolvimento econômico local. Representantes dos setores produtivos do Agronegócio e Agricultura Familiar, do Turismo, Educação e Mineração terão suas demandas ouvidas pelo encontro, que deverá acontecer na próxima quinta, 24, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Baturité, em dois horários: às 9h e às 13h.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


O Maciço de Baturité, formado por 13 municípios, ocupa uma área de aproximadamente 2,49% do Estado. Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu, Ocara, Pacoti, Palmácia e Redenção são os municípios que compõem a macrorregião, que tem os domínios naturais das serras úmidas e secas e dos sertões como suas características geoambientais dominantes. 

Entre as vocações econômicas da macrorregião, a agropecuária ocupa destaque, sobretudo por ser também uma região de significativa parcela de população no meio rural, que cresceu 0,9% em 2020. O Maciço de Baturité será a próxima parada do Move Ceará, que chega à região serrana para conhecer as demandas do setor produtivo local.

De acordo com dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), a atividade agropecuária é responsável por 10% do PIB da macrorregião. O Produto Interno Bruto (PIB) do Maciço representa, atualmente, cerca de 2% do PIB do Estado.

O destaque da macrorregião na economia cearense ainda se evidencia pela potencialidade de crescimento de cada um de seus treze municípios no agronegócio e na agricultura familiar, que será debatido de forma prioritária pelo próximo encontro regional do Move CE. Marcado para o dia 24 de março, o encontro reunirá os principais representantes do setor produtivo para pensar em ações de fomento à economia local.

Fruto da parceria entre a Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, e a plataforma de negócios TrendsCE, o Move CE revisitou importantes planos de desenvolvimento econômico em execução no Ceará. A partir do diagnóstico já realizado pelos estudos, o projeto se dedica à priorização de ações de curto prazo por meio da escuta ativa dos principais agentes estratégicos e atores do Estado a partir da realização de 14 encontros regionais, um em cada macrorregião cearense.

Calendário

Nos próximos meses, o Move Ceará continuará sua rota estratégica pelas macrorregiões cearenses. Haverá encontros nos municípios de Iguatu (Centro Sul), Itapipoca (Litoral Oeste/Vale do Curu), Tianguá (Serra da Ibiapaba), Quixeramobim (Sertão Central), Canindé (Sertão de Canindé), Crateús (Sertão de Crateús), Tauá (Sertão dos Inhamuns) e Limoeiro do Norte (Vale do Jaguaribe).

Todo o levantamento estratégico das macrorregiões do Ceará estará disponível na plataforma Move Ceará (www.movece.com.br), que agrupa o acervo completo de notícias e materiais acerca dos trabalhos em desenvolvimento no Estado.

Encontro Move Ceará – Macrorregião Maciço de Baturité

Data: 24 de março de 2022

Local: IFCE – Campus Baturité (Av. Ouvidor Vitoriano Soares Barbosa, 160 – Sanharão, Baturité/CE)

Horário: 9h (Agronegócio e Agricultura Familiar e Educação) / 13h (Turismo e Mineração)

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Top 5: Mais lidas