Logotipo Oficial Trends

CONECTANDO NEGÓCIOS A INVESTIMENTOS

Search
Close this search box.

Representantes dos setores produtivos de Economia do Mar, do Agronegócio e Agricultura Familiar, da Logística e do Turismo da região terão suas demandas ouvidas no encontro. (Foto: Jade Queiroz – MTur)

Move Ceará chega ao Litoral Leste para dialogar com setores produtivos da macrorregião

Por: Ivig Freitas | Em:
Tags:, , ,

Aracati, uma das principais cidades do Litoral Leste, irá receber a próxima parada do Move Ceará em sua rota pelo Estado. O projeto da Assembleia Legislativa do Ceará e da plataforma TrendsCE chega à macrorregião, formada por seis municípios, para debater as áreas prioritárias para o desenvolvimento econômico local. Representantes dos setores produtivos de Economia do Mar, do Agronegócio e Agricultura Familiar, da Logística e do Turismo da região terão suas demandas ouvidas no encontro, que deverá acontecer na próxima terça,15, no Teatro Francisca Clotilde, a partir das 9h.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


Marcada pelos domínios naturais de planície litorânea, tabuleiros costeiros, a macrorregião Litoral Leste ocupa uma área de cerca de 4 mil quilometros quadrados de extensão no Estado, com densidade demográfica de 44,06, segundo dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) de 2017. Dentre as vocações econômicas da região, destacam-se o Turismo, a Pesca (Lagosta), a Carcinicultura, além do Artesanato Têxtil, sobretudo na fabricação de redes para dormir.

Com sua diversidade de vocações econômicas, a macrorregião registrou a participação de 2,07% no Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, com PIB de aproximadamente 3 milhões, de acordo com levantamento divulgado em 2019 pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O destaque da macrorregião na economia cearense ainda se evidencia pela potencialidade de crescimento de cada um de seus seis municípios, sobretudo nos setores de Economia do Mar e Agronegócio e Agricultura Familiar, que serão debatidos de forma prioritária pelo quinto encontro regional do Move CE. Marcado para o dia 15 de março, o encontro reunirá os principais representantes do setor produtivo para pensar em ações de fomento à economia da macrorregião e também realizará a escuta ativa dos setores de Turismo e Logística.

Carcinicultura vive momento de expansão no Litoral Leste

Vem do mar uma promissora atividade para a economia local de Aracati: a carcinicultura, isto é, a criação de camarões em cativeiro. Trata-se de uma das atividades que tem colocado o município no mapa dos maiores produtores e exportadores de camarão e lagosta do país.

Atualmente quase toda a produção brasileira de camarões ocorre em estados da região Nordeste (99,6%), sendo que o Ceará é o segundo maior produtor nacional, atrás apenas do Rio Grande do Norte. A produção de camarão no Ceará cresceu 61% no primeiro semestre de 2021, com 4.732 toneladas, segundo a Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC).

Aracati, no Litoral Leste cearense, foi o município que mais produziu camarões no País em 2020, o equivalente a 3,9 mil toneladas, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Jaguaruana (com 1,3 mil toneladas), Beberibe (com 624 toneladas), Fortim (com 567 toneladas) também se destacaram no ranking.

(Foto: Divulgação)

Parque eólico de Canoa Quebrada revela protagonismo do Litoral Leste na Economia do Mar

Na indústria da pesca, no turismo e no incentivo aos esportes marítimos e na geração de energia eólica, o Litoral Leste fortalece cada vez mais o setor produtivo denominado Economia do Mar. Aracati, a cidade litorânea conhecida pelos seus ventos, fez de uma de suas principais praias, Canoa Quebrada, pioneira na produção brasileira de energia eólica. Dois parques de captação estão localizados no município e respondem como uma das principais fontes de energia eólica do país.

Os primeiros parques de captação do país foram construídos na macrorregião. Um deles, em operação desde 2008, tem capacidade instalada de 10,5 megawatts (MW). O segundo iniciou atividade em 2010 e possui capacidade de 57 MW. A gestão de ambos atualmente é realizada pela CPFL Renováveis.

De acordo com o estudo das Rotas Estratégicas de Economia do Mar da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), o Ceará conta com 275 estabelecimentos ligados ao setor, que trouxe como consequência 5.573 empregos gerados, colocando o estado em 8º lugar no país. Com 32 % de participação no setor, Aracati é um dos municípios com maior atividade no setor.

(Foto: Divulgação)

Litoral Leste é área estratégica para o Turismo no Estado

O Litoral tem ganhado destaque no processo de retomada gradativa das atividades turísticas em todo o Ceará. Formada por diversos destinos procurados por turistas o ano todo, a macrorregião do Litoral Leste é composta de uma faixa litorânea conhecida por ser estratégica para movimentar o setor de Turismo do Estado.

Destaque na macrorregião, o litoral do município de Aracati é conhecido pela praia de Canoa Quebrada. No trade turístico local ainda se destacam as praias de Majorlândia e Quixabá. Lagoa do Mato, Fontainha e Retirinho.

Localizada a cerca de 135 km de Fortaleza, à beira do Rio Jaguaribe, o maior rio periódico do mundo, está a praia de Fortim. Movida pela força do Turismo, a pequena cidade litorânea tem registrado um significativo crescimento do PIB municipal, que saltou quase 23% entre 2017 e 2019, de acordo com dados do IBGE. O município tornou-se um dos pontos de atração para kitesurfistas no Estado e o investimento na infraestrutura hoteleira tem atraído ainda mais turistas.

O papel da infraestrutura logística no Turismo do Litoral Leste

O Aeroporto Regional Dragão do Mar, localizado em Canoa Quebrada, no município de Aracati, é um dos 10 aeroportos regionais administrados por meio da Superintendência de Obras Públicas (SOP). Com o funcionamento do equipamento, o Litoral Leste cearense conta com uma importante ferramenta de impulso à vocação turística da região.

Somente no ano de 2021, o equipamento registrou a movimentação de 3.296 passageiros. O número representa um crescimento de cerca de 37% em relação a 2020, que alcançou a marca de 2.394 passageiros em circulação no equipamento. Com frequência de três voos por semana entre Aracati/CE e Recife/PE, e escala em Mossoró/RN, as operações são realizadas pela Azul Linhas Aéreas e transportam até 70 passageiros.

No setor rodoviário, uma nova rodovia ligando Aracati e Itaiçaba foi recentemente concluída com objetivo de impulsionar carcinicultura e turismo na macrorregião. São 12,4 quilômetros pavimentados da CE-371, entre os dois municípios, passando pela localidade de Boca do Forno. A conexão entre os dois municípios foi executada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP) e tem beneficiado um total estimado de 80 mil pessoas. O asfalto novo terá sinalização vertical e horizontal e amplia o acesso às praias da zona litorânea de Aracati, impulsionando a atividade turística na região.

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas