Os sistemas Blockchain são extremamente eficientes em quaisquer áreas de conhecimento, por ser um protocolo imutável, de extrema segurança e confiabilidade, por trabalhar sob consenso. (Foto: Freepik)

Blockchain: Muitos significados e inúmeros benefícios

Por: Leonardo Cavalcante | Em:
Tags:

Cada vez mais estamos imersos às novas tecnologias, novos produtos e processos para uma eficiente e adequada transformação digital, entre as mais comentadas WEB 3.0, IA e METAVERSO, porém é necessário entender o que é e quais benefícios o Blockchain traz para nós, seres humanos!


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


Para entender dos sistemas blockchain e seu poder no mundo atual, é importante distinguir entre três coisas que são comumente confundidas, a saber, a moeda bitcoin, a blockchain específica que a sustenta e a ideia de blockchains em geral.

Fazendo uma analogia simples podemos implicar que a ideia de uma rede telefônica, uma rede de telefone específica (Telecom) e um uso específico de uma rede telefônica (Fax) são razões lógicas similares a ideia de blockchain, o uso específico de um blockchain subjacente ao Bitcoin ou outra moeda e Bitcoin ou outro criptomoeda. Gerenciar todas as transações como um grande livro-razão são importantes para essa ideia dar certo.

O blockchain é um sistema de registro que contém todas as transações processadas no sistema. Em tradução livre, o nome significa cadeia de blocos. Uma cadeia de blocos nada mais é do que um conjunto de informações registradas que é ligado a blocos de informações anteriores e sucessores. Esses blocos de informações também são públicos, no sentido de que todos os nós (participantes) da rede têm acesso. Porém, quando processados, os blocos não podem ser apagados ou alterados. Além disso, novos registros só podem ser feitos mediante um processo de validação. Esse sistema, por ser distribuído, está em milhares de computadores. Quando uma atualização (legítima) é feita, todos as cópias são sincronizadas em questão de segundos. Pode até ser que um ou outro computador suma da rede, mas isso não afetará o sistema, pois todos os outros nós ainda estão lá.

Ou seja, os sistemas Blockchain são extremamente eficientes em quaisquer áreas de conhecimento, por ser um protocolo de confiança, imutável, de extrema segurança e confiabilidade, por trabalhar sob consenso. Recursos notariais e reguladores dão uma imersa sustentabilidade jurídica e ainda mais confiança à causa. Dessa forma, ele utiliza recursos computacionais muito poderosos por ser distribuído.

Atualmente, estamos acompanhando uma grande evolução dos sistemas financeiros em Blockchain, sobretudo no mercado de criptos, onde alguns conceitos estão prevalecendo e aproveitando as oportunidades que o mercado está proporcionando, como gerenciar ativos (tangíveis e intangíveis) com eficácia e alta liquidez, e a Tokenizar onde tudo pode ser inferido recursos financeiros nas relações de negócios ou trocas (Isso mesmo, quaisquer negócios, como os tokens não-fungíveis – NFTs). O Brasil é em lista de países com mais usuários ativos de NFTs, e o mercado imobiliário percebeu grandes oportunidades em Tokenização, tanto público ou privado, pois os ganhos e riscos são valorosos e de ótimos custo benefícios. Hoje, vimos oportunidades para tokenizar praças públicas, edifícios públicos, escolas, projetos, contratos, etc. (Dinheiro mais rápido!!!!)

Em um contexto mais amplo, considerando todas as aplicações dos tokens não fungíveis, o Brasil é o sexto colocado, atrás de Reino Unido, Filipinas, Rússia, EUA e China. De acordo com os dados do Dapp Radar, no final do ano passado o gigante oriental assumiu a liderança do ranking que contabiliza o número de endereços ativos únicos, ultrapassando os EUA, que agora ocupam a segunda posição.

Ao final de 2021, os dApps atraíram mais de 2,5 milhões de endereços ativos únicos diários, contabilizando um crescimento de 707% em relação ao ano anterior. Segundo o Dapp Radar, a expansão do setor foi sustentada por diferentes ondas de interesse, sendo NFTs e jogos as mais importantes para impulsionar tão rápido crescimento.

Mas o Blockchain não é apenas Crypto, ele é saúde, educação, cartorários, registros médicos, inovação, indústria, B2B, B2C, terceiro setor, jogos online, etc. Assim como a Bitcoin que puxa esse trilho como maior case de Blockchain na área financeira, hoje estamos acompanhando diversos projetos em todas as áreas acima citadas, com Blockchains públicas ou privadas, onde alguns deles se destacam pela qualificação e eficiência dos Smart Contracts (Recurso importantíssimo para a filosofia e arquitetura do Blockchain), plataformas para construção e habilitação de APIs para Blockchains privadas e federadas, BaaS (Blockchain as a Service) construtores de sistemas Blockchain (podemos citar Hyperledger e Corda da R3). Ou seja, o leque de opções e recursos na construção e manutenção dos sistemas Blockchain são enormes e bastante evoluídos.

Podemos citar os principais benefícios com a aplicabilidade dos sistemas Blockchain: resolver a interoperabilidade entre sistemas (Importantíssimo nesse momento!), seguridade da cadeia de suprimentos (Do nascer ao morrer) bem como conseguir interagir indústria e comércio, dar ao usuário o controle total dos seus dados (Olha a Web3.0 aí em ação), automações e Smart Contracts sob demanda.

Dessa forma, a rastreabilidade das transações fica extramuros: governos, poderes públicos, empresas privadas, indústria, comércio e usuários estariam habilitados para a grande e radical mudança: Novos negócios!!!

A quebra de paradigma e disrupção faz da Blockchain um dos maiores desafios dos próximos anos, pois mudanças sociais e culturais serão necessárias para que tenhamos 100% dos benefícios retornados para o que mais nos interessa: O consumidor usuário final. Realmente, o Blockchain está deixando os modelos tradicionais de confiança de cabeça para baixo.

Uma reconceitualização das relações de confiança, culturais e humanas estão nascendo, pois não há necessidade de intermediários nem terceiros, com alta segurança e com muitas testemunhas. Espera-se que o Blockchain forneça confidencialidade aprimorada e maior acesso aos dados, bens e serviços de melhor qualidade e maior confiança, menos fraude, transparência pública, combate à lavagem de dinheiro, gestão de identidade, propriedade intelectual, base de conhecimento, redução de custos operacionais, preços e produtos mais baratos e mais inovação.

Leonardo Cavalcante é CEO da Nestec Tecnologia (Foto: Arquivo pessoal)

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Top 5: Mais lidas

Cadastre-se em nossa newsletter