Em 2021, o Porto do Pecém superou, pela primeira vez, 20 milhões de toneladas movimentadas. (Foto: Gladison de Oliveira)

Nova expansão do Porto do Pecém é inaugurada com investimento de R$ 772,8 milhões do Governo do Ceará

Por: Raul Galhardi | Em:
Tags:

O último dia 10 representou um marco histórico na economia do Ceará. Com o objetivo de aumentar a sua capacidade operacional, o Porto do Pecém teve sua segunda expansão inaugurada pelo governador Camilo Santana e pela vice-governadora Izolda Cela.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


Localizado em São Gonçalo do Amarante, o Porto conta agora com novos equipamentos que contribuirão para o desenvolvimento do estado: um portão de acesso (Gate 2); outra ponte para os píeres (Ponte 2); e um berço de atracação (Berço 10). Foram investidos nas obras cerca de R$ 772,8 milhões pelo Governo do Estado.

O investimento representa um avanço na capacidade operacional do terminal cearense, que faz parte do Complexo do Pecém (CIPP S/A) – joint venture formada pelo Governo do Ceará e pelo Porto de Roterdã, o maior da Europa. O CIPP é composto ainda por área industrial e ZPE (Zona de Processamento de Exportação).

Inaugurado em 2002, o Porto do Pecém se caracteriza como um terminal multicargas por movimentar granéis sólidos, granéis líquidos, contêineres e cargas em geral nos 10 berços que possui. Estrutura que o consolidou como Hub Portuário, conectado por sete linhas de cabotagem e três de longo curso.

Em 2021, o terminal portuário cearense superou, pela primeira vez na sua história, a marca de 20 milhões de toneladas movimentadas. Ao todo, entre janeiro e dezembro do ano passado, 22.417.077 toneladas passaram pelo Porto, um crescimento de 40,7% em relação ao mesmo período de 2020, o que representou um recorde absoluto para o setor portuário cearense.

Esses resultados mostram como o Ceará pode garantir mais qualidade de vida aos cearenses por meio de projetos estratégicos, políticas continuadas e investimento público.

O Complexo do Pecém está se preparando para sediar o Hub de Hidrogênio Verde – combustível que se apresenta como uma alternativa mais limpa para o futuro. Até o momento, 15 memorandos de entendimento foram assinados para a instalação do hub. O hub também proporcionará a criação de uma cadeia de produção de energias renováveis, como a solar e eólica, em diversas regiões do Ceará.

Autoridades presentes

No evento de inauguração, os ex-governadores do Ceará foram homenageados pela história que ajudaram a escrever no estado, com destaque para o capítulo do Porto do Pecém.

Também prestigiaram a inauguração o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior; o secretário Chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; o presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, Danilo Serpa; os ex-governadores do Ceará, Tasso Jereissati, Ciro Gomes e (atual senador) Cid Gomes; o senador Chiquinho Feitosa; o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; e os prefeitos Professor Marcelo, de São Gonçalo do Amarante, e Vitor Valim, de Caucaia; entre outras autoridades e empresários.

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Top 5: Mais lidas

Cadastre-se em nossa newsletter