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Fortaleza receberá maior feira de turismo da América Latina entre os dias 6 e 8 de outubro

A capital do Ceará receberá, entre os dias 6 e 8 de outubro, a maior feira de negócios de turismo do Brasil, a ABAV Expo & Collab. Suspensa no ano passado devido à pandemia, a feira volta este ano como o primeiro grande evento nacional do setor a ser realizado de forma presencial, gerando grande expectativa pela demanda do mercado nessa fase de retomada do turismo.


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Atualmente na 48ª edição, o evento será realizado no Centro de Eventos do Ceará de forma híbrida, com ações virtuais e atividades presenciais limitadas, seguindo medidas de proteção sanitárias. A ideia é que ele funcione como um teste para a reabertura das feiras e convenções

A feira volta a ser itinerante, estreando a retomada do formato em Fortaleza após ter se fixada em São Paulo desde 2013. A realização na capital se dá após estudos de viabilidade e devido aos fatos dela ser um importante hub aéreo e do Ceará ser um dos principais destinos turísticos nacionais. Segundo pesquisa divulgada pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), a capital cearense liderou entre os destinos turísticos mais procurados no Brasil no mês de agosto.

Edição de 2019 da Abav Expo & Collab realizada em São Paulo. Créditos: divulgação

Retomada do setor de turismo

Magda Nassar, presidente da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagem), entidade realizadora do evento, detalha que a volta do formato itinerante tem o objetivo de fomentar a retomada do turismo no Brasil. “Essas mudanças anunciadas partiram da nossa necessidade de mostrar o Brasil ao trade e entendemos que o Ceará é um destino grandioso e reconhecido no exterior. É importante ter o protagonismo do nosso produto neste momento de retomada”, declara.

“É emblemático Fortaleza sediar um grande evento corporativo como o ABAV Expo & Collab porque ele é o primeiro desse porte na cidade neste momento de retomada do setor e início de pós-pandemia”

Alexandre Pereira, secretário de Turismo de Fortaleza. 

A feira reúne toda a cadeia produtiva do setor e costuma ser uma vitrine para o lançamento de novidades e apresentação de tendências para o mercado ao reunir companhias aéreas, meios de hospedagem, operadores de turismo, empresas de cruzeiros marítimos e de segmentos especializados, como Corporativo, Luxo e LGBTIQ+, locadoras de veículos, equipamentos turísticos e fornecedores de soluções de tecnologia voltadas ao setor, além de representações de destinos e órgãos oficiais de turismo, nacionais e internacionais.

Para esta edição, foram confirmadas a presença de 184 marcas expositoras brasileiras e globais. Gol, Azul, Air France e KLM, Itapemirim, Latam, Localiza, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Sebrae Nacional serão alguns dos participantes. O Ministério do Turismo estará presente como âncora da promoção institucional dos mais de 40 destinos nacionais presentes.

O evento terá área de exposições, com estandes separados por quatro metros de distância, e de capacitação, distribuída em quatro salas com capacidade individual para 280 pessoas, porém limitadas a uma audiência reduzida a 80 pessoas. 56 apresentações ocorrerão ao longo dos três dias de evento.

“Respeitamos muito essa pandemia ao optar pela não realização do evento presencial no ano passado e hoje estamos certos de que o momento não poderia ser mais oportuno, o que vemos refletido também no otimismo do mercado. Mesmo com todas as restrições que a pandemia ainda nos impõe, e obedecendo absolutamente todos os protocolos de biossegurança, vamos utilizar um pavilhão inteiro do Centro de Eventos do Ceará”

Magda Nassar, presidente da Abav

Evento híbrido

Visando integrar a presença física com a digital, os expositores terão acesso à plataforma online do ABAV Collab, que espelhará toda a programação presencial para o ambiente virtual. Para garantir uma integração entre os participantes virtuais e físicos, o evento disponibilizará internet para todos com a programação cultural e as capacitações sendo transmitidas simultaneamente para os participantes online. 

O formato híbrido garantirá a presença virtual de todos os estandes das marcas participantes no pavilhão. A plataforma digital integrará ações e atendimentos em tempo real, com encontros de negócios disponíveis durante todo o horário da feira via chat.

Medidas de proteção sanitária

A programação presencial se desenvolverá com público limitado a um fluxo simultâneo de três mil pessoas. Será exigido comprovante de vacinação completa há pelo menos 15 dias do ingresso no evento e aqueles que tiverem se vacinado apenas com a primeira dose deverão apresentar adicionalmente teste negativo para Covid-19 (antígeno ou RT-PCR), realizado 24 horas antes do evento.

Dentro do pavilhão, o controle de acesso do público se dará por um sistema online que exibirá de forma contínua o volume de pessoas em circulação em cada área do pavilhão, que totaliza 27 mil metros quadrados. Somente será permitida a entrada de pessoas portando máscaras cirúrgicas N-95 ou PFF2. 

“Temos a responsabilidade de organizar o maior evento de turismo do Brasil e esta edição não será diferente, guardadas as proporcionalidades que o momento exige. Será uma edição marcante também por resgatar o caráter itinerante que consagrou o evento da ABAV como o grande encontro do turismo nacional”, diz Nassar. A expectativa da organização é reunir aproximadamente oito mil pessoas ao término dos três dias de atividades e outras 20 mil na audiência da plataforma online que espelhará a programação física.

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