O dia de hoje está sendo considerado um marco para a transformação econômica do Ceará. É o que afirmou o governador Camilo Santana na manhã desta sexta-feira (19), durante a live de lançamento do Hub do Hidrogênio Verde, em parceria com a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) e a Universidade Federal do Ceará (UFC). […]

Hub de Hidrogênio Verde no Ceará promete fortalecer economia e meio ambiente

Por: Maria Babini | Em:
Tags:, ,

O dia de hoje está sendo considerado um marco para a transformação econômica do Ceará. É o que afirmou o governador Camilo Santana na manhã desta sexta-feira (19), durante a live de lançamento do Hub do Hidrogênio Verde, em parceria com a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) e a Universidade Federal do Ceará (UFC). Além do governador, o evento contou com a presença do presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, do reitor da UFC, Cândido Albuquerque, e do secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Junior. Remotamente, estiveram presentes também os outros secretários do Governo do Estado, além de representantes do Porto do Pecém, do Porto de Rotterdam, da Companhia de Gás do Ceará (Cegás) e da empresa australiana Energix Energy, que vai investir U$ 5,4 bilhões na primeira planta de produção de hidrogênio verde no Porto do Pecém. “Isso significa geração de empregos, de oportunidades e movimento da economia”, enfatizou Camilo.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


Foto: Carlos Gibaja/ Governo do Ceará

O governador também ponderou que o objetivo do lançamento era transformar o Ceará em um grande hub de produção de hidrogênio. A ideia é que a fonte de energia seja usada tanto para as atividades econômicas do Estado e do Brasil, quanto para exportação. O Ceará tem possibilidades de se tornar o maior produtor de hidrogênio verde do mundo por ter condicionantes favoráveis, como o grande potencial de produção de energias renováveis eólica e solar, fundamentais para a produção do próprio hidrogênio verde. Além disso, o Estado possui uma localização geográfica privilegiada: o Porto do Pecém é o mais próximo da Europa.

“Nós vamos aprofundar todos os estudos e estratégias de busca de investidores e investimentos para transformar o Ceará em um grande hub de produção e exportação de hidrogênio verde no nosso Estado”

Camilo Santana, governador do Ceará

Ricardo Cavalcante, presidente da Fiec, reiterou que hoje é um momento histórico para o Ceará. “É o momento em que não só a parte industrial, mas toda a parte econômica do Estado deverá mudar. Nós temos o que tem de melhor no mundo em energia. Temos energia solar e eólica na condição que nenhum lugar no mundo tem”, ressaltou. Ele acredita que o Estado pode se tornar “imbatível” a nível mundial na área de produção de energia, gerando uma mudança do PIB cearense nos próximos anos.

O reitor da UFC Cândido Albuquerque destacou o pioneirismo do projeto, afirmando que a universidade estará disponível para contribuir com a iniciativa através de seus pesquisadores e laboratórios. Para ele, além do potencial econômico, o Ceará está criando tecnologia para alavancar o desenvolvimento do Estado, criando um outro perfil econômico e tecnológico. Para o secretário Maia Junior, a implantação do Hub de Hidrogênio Verde é o fortalecimento de oportunidades para a população cearense. Ele ainda relembrou a liberação da licença da Petrobrás para voltar a operar combustíveis líquidos. Segundo o secretário da Sedet, a equipe do Ministério da Defesa ficou surpresa com a estrutura do Porto do Pecém.

“Esse porto é um elemento que se soma aos nossos recursos naturais e possibilita uma nova fronteira para desenvolver o Ceará. Porque esse projeto traz uma inserção no desenvolvimento do Ceará na nossa academia, que é outra questão pioneira”

Maia Junior, secretário da Sedet

De acordo com o Governo do Estado também, o gás hidrogênio poderá ser usado ainda para a produção do chamado querosene de aviação verde, um novo combustível renovável. O projeto está em fase de pesquisa e o Ceará deverá sediar os estudos em um futuro próximo.

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Top 5: Mais lidas

Cadastre-se em nossa newsletter